Dr-Paulo-Muller-Transplante-Capilar

Conheça 5 procedimentos para tratamento de queda de cabelo

5 procedimentos para queda capilar

Sabemos que a calvície, ou a alopecia androgenética, acomete tanto homens como mulheres e pode trazer um grande impacto na qualidade de vida e na autoestima.

Como ela apresenta caráter evolutivo, quanto antes for realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores serão as chances de sucesso.

Nesse artigo vamos falar de procedimentos que podem ser utilizados para tratamento da calvície. Porém, é importante lembrar que os procedimentos apresentam papel coadjuvante. Ou seja, o elemento mais importante é o tratamento domiciliar. 

Além disso, apesar de serem extremamente populares atualmente, ainda não está claro na literatura médica o real benefício que qualquer um desses procedimentos pode trazer para a calvície. 

Microagulhamento

O microagulhamento é uma técnica que usa um dispositivo parecido com um rolo com inúmeras microagulhas ou mesmo uma caneta cuja ponta é feita dessas pequenas agulhas. 

Ele pode ser utilizado para  tratar cicatrizes, estrias, rugas, manchas na pele e até estimular o crescimento capilar. O microagulhamento consiste na realização de múltiplas perfurações na pele que visam à liberação de agentes inflamatórios e fatores que podem estimular o crescimento do cabelo. A ideia é provocar um dano controlado na pele que produza substâncias que vão estimular a raiz do cabelo.

Geralmente, o procedimento é realizado após aplicação de creme anestésico. Não existe um protocolo padrão para aplicações, porém costuma-se fazer ao menos 4 sessões com intervalo de 30 dias entre elas para observamos os primeiros resultados. 

A vantagem desse procedimento é que não é utilizado nenhum tipo de medicamento associado. 

Mesoterapia ou intradermoterapia

A mesoterapia consiste na aplicação superficial de múltiplas injeções que vão levar os medicamentos diretamente no local que eles precisam agir (couro cabeludo). A proposta é oferecer a maior quantidade de medicamento para a raiz do cabelo. 

Assim como no microagulhamento, não há protocolo fixo, porém as sessões também costumam ser programadas com intervalo de 30 dias. Os medicamentos que serão aplicados dependem de cada caso e da avaliação do médico. Os mais utilizados são minoxidil, finasterida e dutasterida. Os resultados geralmente são observados após 4 a 6 meses de tratamento. 

MMP Capilar

MMP é a sigla para microinfusão de medicamentos na pele. Essa técnica já é utilizada para tratamento de alguns problemas de pele e, mais recentemente, para a  queda de cabelo. 

A MMP usa um equipamento com microagulhas vibratórias que perfuram superficialmente o couro cabeludo. Essa técnica permite a realização de um microagulhamento associado à impregnação de medicamentos de modo uniforme no local a ser tratado. De certa forma, ela combinaria os benefícios dos dois tratamentos anteriores. A escolha dos medicamentos depende de cada caso.

A quantidade e o intervalo entre as sessões é semelhante ao microagulhamento e à mesoterapia. 

Entenda quando adotar a técnica aqui.

Plasma Rico em Plaquetas (PRP)

O Plasma Rico em Plaquetas (PRP) já é utilizado na medicina há muitos anos e existem vários estudos avaliando o seu uso no tratamento da calvície.

Trata-se de uma técnica onde o sangue do paciente é colhido, centrifugado para haver a separação entre a parte vermelha e o plasma e, em seguida, o plasma é injetado na área da calvície. 

O objetivo é concentrar o número de plaquetas com a centrifugação e depois aplicá-lo na pele, onde haverá liberação de vários tipos de fatores de crescimento do próprio organismo.

Porém, o protocolo para realização do PRP, assim como os resultados com o tratamento, são muito discordantes entre os diversos estudos. Os dados que existem atualmente apontam que o PRP pode ser útil, mas muitos pacientes não respondem ao tratamento e, mesmo os que respondem, geralmente apresentam melhora considerada apenas leve ou moderada. 

O PRP pode ser interessante como tentativa de melhora adicional para pacientes que já utilizam os tratamentos tradicionais ou para aqueles que apresentaram intolerância ou reações adversas. 

Assim como os demais tratamentos, os resultados começam a ficar mais evidentes após a quarta sessão de tratamento. 

Lembrando que até o presente momento, o uso do PRP para tratamentos capilares é vetado pelo Conselho Federal de Medicina, ficando restrito a protocolos de pesquisa. 

Transplante Capilar FUE

Com certeza, o transplante capilar é o procedimento que apresenta resultados mais impactantes no tratamento da calvície. 

Na técnica FUE (Follicular Unit Extraction), retira-se as unidades foliculares, uma a uma, diretamente da área doadora do couro cabeludo, região da nuca e lateral da cabeça. E posteriormente, realiza-se o transplante desses folículos na região calva, também chamada de região receptora.

Ou seja, é uma técnica de obtenção dos fios da área doadora para o transplante capilar removendo fio a fio, sem a necessidade de incisão, o que não deixa a cicatriz linear.

A rápida recuperação, baixo risco e ótimos resultados têm feito do transplante de cabelo FUE um dos procedimentos mais procurados por quem quer tratar a calvície de maneira efetiva.

Entenda melhor como a técnica é realizada e os cuidados necessários após o procedimento.

Dr. Paulo Müller Ramos

Dr. Paulo Müller Ramos

Dermatologista | CRM/PR: 21646 | RQE: 182

Para um melhor atendimento digite seu nome, telefone e email