Dr-Paulo-Muller-Transplante-Capilar

Queda Capilar em Crianças
e Adolescentes

A queda capilar durante a adolescência pode ser atribuída a diversos fatores, pois é um período de transição física, emocional e psicológica. Entender o motivo da perda de cabelo é fundamental para realizar o tratamento adequado e um passo importante para melhorar a qualidade de vida.A queda de cabelo e calvície em adolescentes são problemas cada vez mais relatados em consultas médicas. Devido à alta incidência e ao significante impacto causado pela perda de cabelos nessa faixa etária é importante analise detalhada na hora de avaliar, diagnosticar, tratar e, principalmente, aconselhar os adolescentes. A queda de cabelo pode ser sinal de que haja desequilíbrio no organismo, ou que algum medicamento esteja propiciando a queda, ou apenas que não esteja se alimentando corretamente, dentre outros. O desequilíbrio hormonal que ocorre com a síndrome dos ovários policísticos pode desencadear queda e comprometimento capilar. Alterações hormonais, como doenças da tiroide também podem interferir na produção do cabelo e aumentar a queda. Alguns medicamentos têm como efeito colateral a queda de cabelos, como os utilizados para tratamento de acne, anticoncepcionais, perda de peso ou depressão.

doenças-que-causam-queda-de-cabelo

Queda de Cabelo em crianças

A queda de cabelo em crianças é um motivo de preocupação para pais e cuidadores. Embora seja menos comum do que em adultos, pode ser causado por vários motivos. Uma delas é Tinea Capitis, uma infecção fúngica que afeta o couro cabeludo, resultando em áreas circulares de perda de cabelo. Outra causa é a alopecia areata, uma condição autoimune que leva o sistema imunológico a atacar os folículos capilares, criando áreas carecas. A tricotilomania, um comportamento compulsivo de arrancar o próprio cabelo, é frequentemente associada à ansiedade em crianças.

Queda de Cabelo em Adolescentes

A queda de cabelo em adolescentes pode ser uma fonte de ansiedade e autoconsciência. Embora seja menos comum do que em adultos, há várias razões que podem desencadear esse problema. Mudanças hormonais, comuns durante a adolescência, podem causar flutuações temporárias no ciclo de crescimento do cabelo. Isso geralmente se resolve por si só.

Veja mais conteúdos como este no nosso canal no Youtube

Para um melhor atendimento digite seu nome, telefone e email